Pular para o conteúdo principal

Azul e rosa


É impressioanante como a raiz de todo o conflito humano se resume a essa dualidade. Tudo o mais são matizes derivadas de múltiplas combinações.

Inteligência e amor.
Firmeza e sensibilidade.
Concentração e expansão.
Disciplina e criatividade.
Ordem e liberdade.

Masculino e feminino…

Geralmente as pessoas escolhem um lado e combatem o oposto porque não conseguem viver  as duas realidades integradas.

Posições políticas, religiões, partidos, times, gênero e até opção sexual…

Tudo tem a ver com a necessidade de fazer uma escolha de um dos lados porque é  muito difícil para o ser humano o exercício da dualidade.

Preferimos sempre o caminho mais fácil de acordo com nossas preferências e limitações.

O religare da religião é na verdade a unificacao do próprio indivíduo. Pois os verdadeiros conflitos são internos, espelhados no exterior.

Mas a unificação desejada não poderá ser encontrada enquanto não usarmos as duas partes de nossa natureza em simultâneo para  vivenciar em harmonia o contraditório que nos ameaça.

Os egípcios representaram esta dualidade unificada  como um círculo alado.

Os indus por um ponto pintado acima do nariz, entre os dois olhos, como uma terceira visao.

Os Pitagóricos a expressaram como o vertice de um triangulo equilátero.

Mas tudo isso são apenas símbolos pálidos da  realidade interna do ser humano.

Mente e coração unidos para compreender e sentir a vida em toda sua plenitude.

Mas ninguém como Jesus demonstrou como a lei e o amor podem conviver em perfeita harmonia.

O inimigo que ele recomendou perdoar nunca esteve fora de nós. A outra face não era apenas uma expressão física. O pão e o vinho são partes de nossa natureza fragmentada que almeja a plenitude…

Porque o oponente não é verdadeiramente o nosso inimigo, mas aquilo que irá nos lapidar e nos transformar.

São as forças contrárias que nos obrigam a sair da zona de conforto e buscar novas alternativas.

Mas o caminho do meio não é o meio do caminho.

A unidade aqui citada não seria uma fusão nem mesmo a redução do potencial das partes, muito pelo contrário.  É preciso potencializar o joio e o trigo para que então o ser compreenda sua natureza real e possa ver a vida do universo habitando dentro de si mesmo.

E então compreenderá a necessidade de se reconciliar com tudo e com todos e buscar a harmonia dos contrários…

22 de agosto de 2019

João Sérgio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Numero 15 - Família é tudo de bom

Numero 15


Nosso líder acordou cedo já fez o café, tomou café com a esposa e os filhos, levou as crianças na escola... Ele agora quer cuidar das pessoas, se relacionar, amar e ser amado... Desde que tudo corra conforme ele gosta, é claro... Há que vida boa...

Quem pensava que a vida familiar era monótona e parada, está vendo agora que ela é muito agitada, cheia de movimentos, festas, compromissos, comemorações, alegria e mudanças... Uma criatura que gosta de controlar(1)  e mudar as coisas (5)  encontra um "prato cheio" e fica muito entusiasmada...

E se apaixona pelas pessoas e pela rotina. Mas tem que ser do seu jeito...

Família é a coisa mais legal que tem. É falar sem pensar, todo mundo falando ao mesmo tempo, é encarnar no irmão, colocar o apelido justamente que ele não gosta, fazer trapaças, contar segredos É cumplicidade,  fazer traquinagens... É almoço com todos reunidos na mesa, uma brigalhada danada e muita gargalhada, o tio mala... muitas historias e muitas piadas…

Número 13 - O tradicional

Número 13


Devemos pensar que um 13 como resultado final ou no TN pode ser visto como um 10+3 , o que nos remete de novo a ideia da maturidade de quem sabe que cometeu erros de omissão e aceita se submeter ao trabalho duro sem revolta...
O treze recomenda agir com cautela (4) e pés no chão para evitar devaneios (3) e procrastinação  e trabalhar duro para evitar a preguiça.

A riqueza de ideias é criadora e multiplicadora de possibilidades. Uma mais bela que a outra e cada uma apontando um novo caminho.

Queremos ficar com todas não é mesmo?

Mas enquanto não fizermos uma escolha e seguirmos um caminho de cada vez, nada se constrói efetivamente.

Urge então fechar provisoriamente  esta fábrica multiplicadora de sonhos e devaneios, e para isso  precisamos primeiro cercar  para permitir a fixação da massa que sustentará as estruturas. Mas é claro que precisamos de muito cuidado para não endurecer demais e secar totalmente nossa fonte...

A matéria prima das cercas é feita do número 4, a razão,  e um…

Numero 28 - A nobreza do lider

Numero 28

Vocês sabem o que é um grupo de networking? 

São grupos as vezes com 50 a 100 empreendedores que se reúnem com o objetivo de gerar mais negócios para todos. Semelhante às fraternidades mas com um objetivo mais voltado a resultados financeiros.

Normalmente estes grupos não tem um dono, embora tenham um líder e diretores escolhidos pelos demais para manter a ordem e a disciplina. Como as fraternidades, os membros se reúnem em dias certos, conversam e trocam ideias sobre seus negócios, fazem amizades, brincam e até surgem desavenças, exatamente como um qualquer família.

Mas com tantas pessoas com os mesmos interesses, como que se consegue gerar oportunidades para todos e como alguém consegue se destacar dos demais sem gerar competição?

Surge então dois valores importantes  VISIBILIDADE e CREDIBILIDADE.  Os dois juntos produzem maior rentabilidade.

E como você faz para se tornar mais visível em um grupo, uma vez que não tem chefe, e como isso pode gerar resultados?

A respost…